Um herege nas minas de ouro
Terra prometida é um romance histórico sobre a formação de Minas Gerais, que completou 300 anos sem muita certeza de tudo que se esconde por trás de seu nome, a narrativa recolhe características que vão além do gênero que o define. Do romance traz o gosto pela aventura, pela vida dos personagens reais e mais que reais – como o cristão-novo Álvaro Lopes –, das famílias e da genealogia, dos ofícios, das guerras e da fé. E das guerras da fé.
O romance carrega a pesquisa intensa que se dissolve no interesse da trama, na articulação entre o destino pessoal e as forças da circunstância. Com o jeito muito próprio de viajar pelo tempo, o leitor acompanha o narrador em meio ao desdobrar dos acontecimentos. A seta do tempo, com imantada pela força e sentido dos fatos, por vezes retrocede, em outros momentos avança, mantendo o leitor seguro pelo sabor da prosa. A história ganha a alma pelo encantamento; a novela caminha no rumo sempre seguro do conhecimento. Saber com sabor.
Fatos já tratados pelos acadêmicos em estudos definitivos, como a Guerra dos Emboabas, a perseguição dos cristãos-novos, a influência de Vieira na inteligência brasileira e dentre outros acontecimentos ganham o ar de uma fantasia, que é ainda mais espantosa por ser real. O jornalista Américo Antunes amplia nosso olhar sobre a idade de ouro do Brasil, muito além apenas do metal preto de Vila Rica e das pedras que brilham do Tijuco.
João Paulo Cunha
Jornalista
Disponível em nossa loja virtual, clique aqui.
Sobre o autor: Américo Antunes é jornalista formado pela PUC-MG, foi repórter dos jornais Diário do Comércio, Diário de Minas e O Globo e presidiu o Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais e a Federação Nacional dos Jornalistas. Lançou pela Alameda Editorial o romance histórico Nós, que amamos a revolução (2016) e Do Diamante ao Aço (2018).