Estudos de história portuária, comunidades marítimas e praças mercantis, séculos XVI-XIX
A coletânea organizada por Marco Volpini Micheli e Thiago Dias, composta de três partes, busca dar conta da complexidade de temas e recortes regionais, garantindo uma visão bastante clara sobre a relação entre portos e cidades no período colonial brasileiro e as formas de inserção destes no Antigo Sistema Colonial Português.
Na primeira parte figuram os artigos relacionados à interiorização e ao comércio atlântico; na segunda, o foco está nas rotas comerciais e sociedades portuárias; finalmente, na terceira, são as temáticas das Alfândegas, da circulação e dos negócios que completam o livro.
A obra buscou trabalhar as principais questões relacionadas expressas no próprio título do livro. Há 11 capítulos, oriundos de trabalhos de pesquisadores de Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Cada um dos artigos que compõem este livro são fundamentais pela diversidade de temas, de enfoques, de perspectivas teórico-metodológicas e de realidades regionais pouco presentes na historiografia brasileira.
Este livro demonstra o vigor e a qualidade do trabalho de jovens historiadores que estão contribuindo para a renovação da ciência histórica, do avanço dos estudos de portos e cidades portuárias no Brasil e da busca de novas interpretações do período colonial brasileiro.
Cezar Honorato
Instituto de História
da Universidade Federal Fluminense
Venda disponível aqui. Aproveite!
Sobre os organizadores: Marco Volpini Micheli é mestre em História Econômica pela USP. Atualmente, desenvolve pesquisa de doutorado no mesmo programa.
Thiago Alves Dias é professor adjunto do Departamento de História da UPE, fez doutorado em História Econômica pela USP.