Uma perspectiva multidimensional
A obra Empresariado e poder político no Brasil: Uma perspectiva multidimensional representa uma valiosa contribuição à vasta tradição de estudos sobre burguesia e Estado na formação social brasileira. Ainda que heterogêneos no que respeita aos contextos abordados, assim como os referenciais teórico-analíticos adotados, os referidos estudos trazem aportes relevantes para melhor conhecer os capitalistas e o Estado brasileiro numa perspectiva histórica e articuladora das esferas política e econômica, dos interesses internos e externos.
No período posterior a 1930, conforme se implantava o processo de industrialização no país, ganharam particular expressão os estudos sobre a burguesia industrial. Autores como Celso Furtado, Fernando Henrique Cardoso, Florestan Fernandes, Hélio Jaguaribe, Luciano Martins, Nelson Werneck Sodré, Octavio Ianni e Oliveira Vianna, citando-se tão somente alguns nomes, participaram do amplo debate moderno em que se questionava a existência de uma burguesia nacional enquanto classe social estratégica, com real interesse em se articular com os corpos burocráticos de governo e com a classe trabalhadora em prol de um desenvolvimento nacional autônomo para o país.
Comportando valiosas análises e reflexões empiricamente orientadas, e recuperando uma variedade de abordagens e discussões contemporâneas sobre o assunto em questão, os trabalhos reunidos na presente obra, coordenada por Sara Freitas e Carlos Eduardo Santos Pinho, constituem uma leitura indispensável ao debate intelectual e político sobre burguesia e Estado no Brasil.
Leonardo Granato
Professor de Ciência Política
UFRGS
Venda disponível aqui. Aproveite!
Sobre os organizadores:
Sara Freitas é doutora em Sociologia pela UNICAMP. Atualmente é pesquisador do Núcleo de Estudos em Política, Estado e Capitalismo na América Latina (NEPEC-UFRGS).
Carlos Eduardo Santos Pinho é Professor de Ciências Sociais da UNISINOS.