Publicada em parceria com o Instituto Vladimir Herzog e a Alameda Casa Editorial, a obra traz histórias de bebês, crianças e adolescentes que foram sequestrados durante a ditadura.
A partir de extensa investigação, o jornalista Eduardo Reina descobriu 19 casos de sequestro de filhos de militantes de esquerda ou de pessoas contrárias ao regime ditatorial – 11 ligados diretamente à Guerrilha do Araguaia e outros oito no Rio de Janeiro, em Pernambuco, no Paraná e no Mato Grosso. Com a ajuda de militares, funcionários públicos, funcionários de instituições e de cartórios, as vítimas foram entregues a famílias de militares e a pessoas ligadas aos órgãos de repressão. Algumas ainda procuram seus pais biológicos, e outras continuam desaparecidas, mas seus familiares contam suas histórias.
O livro reportagem traz mais do que apenas relatos de sequestros e desaparecimentos de crianças e adolescentes. É o registro dos atos – jamais admitidos ou investigados – praticados por agentes da repressão aos movimentos de resistência à ditadura brasileira e demonstra o terrorismo cometido pelo Estado durante o período. A obra é uma produção meritória, escrita por um jornalista que acima de tudo é um cidadão a serviço da Memória, da Verdade e da Justiça.
Cativeiro sem fim: as histórias dos bebês, crianças e adolescentes sequestrado pela ditadura militar no Brasil encontra-se disponível na versão e-book em todas as plataformas digitais, enquanto a versão física pode ser adquirida no site da Editora Alameda.
Sobre o autor: Eduardo Reina é jornalista, formado pela Universidade Metodista de São Paulo (1985), com passagens pelas redações de O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo, Diário do Grande ABC, Comércio do Jahu, Diário Popular, Guia 4 Rodas, entre outros veículos. Foi vencedor dos prêmios Abril (1986, 1987), Estado (2010) e Imprensa Sindical (1993) e recebeu menção honrosa no prêmio Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa (2010). Escreveu Depois da Rua Tutoia (2016) e No Gravador (2003) e é autor de contos que integram os livros O Conto Brasileiro Hoje, vol. 5 (2007) e Contos e Casos Populares (1984).