Ideologias e consequências
O livro apresenta um histórico sobre as sociedades musicais francesas do início do século XX e uma reflexão sobre suas ideologias e consequências. Foram assim investigadas a Société Nationale de Musique – SNM, Schola Cantorum, a Société Musicale Indépendante – SMI, Revue la Musique pendant la Guerre, a Ligue Nationale pour la Défense de la Musique Française e o Festival de La Musique Française.
Um estudo da programação realizada por essas associações comprova a relevância dessas instituições, que apresentaram em primeira audição obras significativas de compositores como Gabriel Fauré, Camille Saint-Saëns, Claude Debussy, Erik Satie, Florent Schimitt e Maurice Ravel, Ravel, oferecendo ainda um espaço sem precedente a vários intérpretes, responsáveis por uma quantidade impressionante de performances e estreias.
Para os compositores que nelas se envolveram, a certeza de terem suas obras executadas significou uma real motivação de trabalho, fato que nos leva a acreditar que muitas das obras desses grandes compositores não existiriam sem essas instituições. Em suma, essas sociedades foram essenciais na construção da Música Contemporânea.
Venda disponível aqui. Aproveite!
Sobre a autora: Danieli Verônica Longo Benedetti é doutora pela ECA/USP. Atualmente é professora do IA/UNESP.