O número 0 da revista apresenta artigos sobre aspectos sociais do café, experiências gastronômicas em Belém do Pará, reflexões acerca de temperos culinários, como o louro, e dentre outros artigos.
A revista ArrozFeijão é um projeto que nasceu dentro da sala de aula no curso Gastronomia História e Cultura, pelo Senac, ministrado pela Profa. Dra. Joana Monteleone. O objetivo da revista é discutir questões acerca da gastronomia, combinando textos densos e de reflexão, mas não necessariamente acadêmicos. Foi claramente inspirada numa revista inglesa, da Oxford, de Allan Davidson, a revista Petit Propos Cuilinaires.
A periodicidade da revista ArrozFeijão é semestral e conta com uma versão impressa, com temas livres sobre cozinha, gastronomia e história. O periódico é aberto a quem quiser propor um artigo, uma resenha, entrevistas ou uma pensata.
Arrozfeijão é o trivial que sustenta combinações infinitas de misturas, evocando os aspectos mais costumeiros da alimentação para ilustrar como esta pode nos dar pistas sobre nossa história e identidade. Assim como pode (e talvez até deva) também ser tratada sem pompa nem circunstância tanto pela intelectualidade quanto pelos trabalhadores das cozinhas do nosso país, sem com isso perder profundidade. O habitual também pode ser um deleite. Tá na mesa!
Sobre as autoras: Adriana Salay é doutoranda em História Social na USP.
Bárbara Cordovani é formada em Direito pela PUC-SP.
Erika Kaiser Mori é formada em História pela USP.
Flávia Couto é especialista em história e cultura da gastronomia.
Joana Monteleone é editora e historiadora. Fez Mestrado e Doutorado na USP.
Laura Parreira Conte é jornalista, pesquisadora e cozinheira.
Renata Miranda é mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.