Jacob do Bandolim e a tradição do choro
A obra História (des)contínua é um dos mais importantes livros sobre música popular brasileira publicados nos últimos anos. Resultado de uma pesquisa em que o autor mobilizou um amplo acervo documental e o submeteu a análises muito bem fundamentadas do ponto de vista teórico e metodológico, esta obra traz contribuições fundamentais para o aprofundamento do debate em torno dessa temática e representa um reforço importante para a consolidação dessa linha de investigação no âmbito acadêmico.
Apesar da discussão de Gabriel concentrar-se na discussão da trajetória de Jacob do Bandolim, avulta a figura de Pixinguinha. Este é a figura disruptiva da história oficial, por conta de seus vínculos com as formas de sociabilidade de origem do choro, e o modo eficaz de o neutralizar é a sua santificação. Pois ele é por demais variado, adaptativo, lúdico e mesmo herético para poder ser “capturado” pela história oficial em sua ampla variedade e movimentação.
No embate entre esses dois mundos – mundos não somente musicais, mas antes de mais nada sociais – relampeja a luz que ilumina a história, evidenciando as construções interessadas, a invenção de tradições, assim como o ocultamento e a neutralização de possibilidades e realidades diferentes e divergentes. Afirmar que este livro reconfigura a compreensão da história da música popular urbana brasileira do século XX pode parecer um exagero, mas não é exagero algum afirmar que ele coloca essa história em xeque, tal como estamos acostumados a compreendê-la.
José Roberto Zan
Unicamp
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Sobre o autor: Gabriel S. S. Lima Rezende é professor de Música da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), é graduado em Música (2004), Mestre em Sociologia (2010) e Doutor em Música (2014) pela UNICAMP.