Confira o material didático elaborado pelo autor Irineu Franco Perpétuo para utilizar o livro em sala de aula
Em História Concisa da Música Clássica Brasileira, o crítico musical Irineu Franco Perpetuo narra, em linguagem simples e acessível, a trajetória da música nos mais de 500 anos que se seguiram após a chegada ao território em que estamos dos conquistadores portugueses.
Não é segredo para ninguém que o Brasil possui uma produção musical das mais ricas e exuberantes. A música brasileira conquistou o planeta com seu colorido, seu vigor e sua originalidade. Talvez não seja exagero afirmar que a manifestação artística do Brasil mais conhecida no exterior é a música.
Por outro lado, quando se fala em música brasileira, a primeira coisa que vem à cabeça de todo mundo é a música popular. Do samba, choro e maxixe do passado, ao funk, axé e hip-hop de hoje, nossa música popular vem se reinventando com inesgotável criatividade.
Por outro lado, quando se fala em música brasileira, a primeira coisa que vem à cabeça de todo mundo é a música popular. Do samba, choro e maxixe do passado, ao funk, axé e hip-hop de hoje, nossa música popular vem se reinventando com inesgotável criatividade.
Só que o Brasil tem também uma outra música, em constante diálogo com essa. A música de Villa-Lobos, Carlos Gomes, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth. Uma música que vem sendo escrita em partitura há séculos, e acompanhando cada passo de nossa história. Nosso livro conta a história dessa música. E, se a música é uma das maneiras mais lúdicas de se estudar, podemos dizer que História Concisa da Música Clássica no Brasil propõe a trilha sonora que vem acompanhando nossos cinco séculos de desenvolvimento histórico e cultural.
“Música clássica” pode ser uma expressão intimidadora para quem não pertence a este universo. O livro, contudo, evita termos técnicos e o jargão especializado. Além disso, tem vocação transversal e multidisciplinar. O autor não encara a música como fenômeno isolado, porém relaciona-a constantemente com outras esferas do conhecimento. Com o título inspirado na História Concisa da Literatura Brasileira, de Alfredo Bosi, o livro traça paralelos constantes entre o mundo dos sons e o mundo das letras. O papel da música nos momentos-chave da nossa História também é contemplado.
No Material Digital do Professor, elaborado pelo autor Irineu Franco Perpetuo, será fornecida uma série de questões, propostas de atividades e materiais suplementares que permitirão, através da música, conhecer a história, a realidade social e a evolução cultural de nosso país ao longo dos séculos – chegando, inclusive, aos dias de hoje.