(Quase) todos os contos de B. Kucinski
A cicatriz e outras histórias é uma obra que reúne uma seleção de contos do jornalista Bernardo Kucinski, ganhador do prêmio Jabuti, em 2015. O autor estreou sua carreira na literatura com o seu primeiro romance “K. Relato de Uma Busca”, aclamado pela crítica e finalista dos prêmios Portugal Telecom e São Paulo de Literatura de 2012.
Na teoria do conto, um paralelismo, apresentado pelo escritor argentino Julio Cortázar, é hoje incontornável: se o romance seria a expressão de vitória por pontos, o conto seria a da conquista por nocaute.
Se, em ambos os casos, o escritor está diante de uma luta, há também um adversário, que aceita, voluntariamente, participar dessa luta, o leitor. Radicalizemos a metáfora: a literatura ficcional, assim como o boxe, é uma atividade violenta, em que dois adversários se enfrentam, mas de forma consensuada, pelo prazer do risco e do gosto de se conhecerem em movimento. E, nesse jogo, se a glória do escritor é derrotar o leitor, de certo modo, a glória do leitor é ser derrotado pelo escritor.
O escritor de contos que não nocauteia o leitor é um fracassado; o leitor, por outro lado, que crê ter vencido um escritor, ou seja, que não termina essas leituras com o gosto amargo de ter sido jogado ao chão da realidade ou da reflexão, é igualmente um derrotado.
A agressividade estilística de B. Kucinski, que se movimenta, como Lygia Fagundes Telles, igualmente bem nas lutas curtas do conto ou nos combates mais longos das vitórias por pontos, garante sempre um grande inesquecível entre escritor e leitor, em que a metáfora aqui exposta cabe, com o perdão da má piada, como uma luva de boxe.
Não é possível ler os contos, a começar por “A cicatriz”, que dá nome a este volume, sem a tensão de que o nocaute pode vir a qualquer momento. Por outro lado, a forma como B. Kucinski escreve faz o leitor acreditar na bela ilusão de que resistirá ao combate.
Venda disponível aqui. Aproveite!
Sobre o autor: Bernardo Kucinski é jornalista e professor titular aposentado da Escola de Comunicações e Artes, da USP. Recentemente, o autor publicou pela Alameda Editorial os romances A nova ordem (2019) e Júlia (2020), ambos sobre a temática do regime militar brasileiro.