Hospitalidade, sociabilidade e comensalidade no espaço público urbano
Vários são os motivos pelos quais o bairro do Bixiga se tor-nou um destino que recebe significativo fluxo de visitantes na cidade de São Paulo, seja em virtude das cantinas italianas lo-calizadas à rua Treze de Maio, da feira de antiguidades na Praça Dom Orione, dos teatros, ou, mais recentemente, dos espaços culturais, do samba de rua ou casas noturnas.
Originalmente ocupado por negros e imigrantes, a apresentação de suas características iniciais que datam dos primeiros anos do século XX estão contextualizadas à realidade urbana da cidade de São Paulo que despontava para a metrópole que é hoje.
Ao longo dos anos, o Bixiga (ou Bexiga) teve o nome alterado para Bela Vista, passou por transformações viárias, tenta conservar o seu patrimônio arquitetônico, mas inegavelmente mantém viva a sua diversidade étnica, tradição festiva e cultural a partir de inúmeras manifestações que ocorrem dentro de seus limites.
Em sua obra, Fábio Bitelli analisa o território do Bixiga como protagonista de manifestações culturais. Assim, a festa de Nossa Senhora da Achiropita, o ensaio da Escola de Samba Vai-Vai e o Bolo de aniversário de São Paulo reúnem práticas em torno de um espaço com marcas identitárias, diversidade étnica e de acolhimento na Pauliceia. O Bixiga é um laboratório para investigação, espaço para visitação e convite à rememoração. Desfrute, saboreie.
Venda disponível aqui. Aproveite!
Sobre o autor: Fábio Molinari Bitelli – Com formação e atuação profissional em Comunicação Social e Gastronomia, iniciou-se na pesquisa acadêmica com o desafio de escrever sobre o Bixiga, bairro onde escolheu (con) viver em meio à multiculturalidade. Sob o tema da Hospitalidade, cuja dissertação conquistou o prêmio de dissertação destaque em 2018 (pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo), analisou as festividades que ali ocorrem e que oportunizaram a publicação de seu primeiro livro pela editora Alameda. Atualmente segue a carreira docente e realiza estudos de doutoramento sobre os mercados públicos e cultura alimentar na América Latina.