Obra se propõe a discutir uma educação contextualizada com a realidade socioambiental
A obra Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Sustentáveis se propõe a discutir uma educação contextualizada com a realidade socioambiental; possibilitando o aprimoramento da atuação de professores, técnicos e gestores nos sistemas públicos de ensino; ao formar educadores na identificação de demandas, planejamentos e execução de projetos de educação ambiental.
Leia abaixo a Apresentação. O download do livro completo pode ser feito aqui.
(…) Fomos à casa da Educação Ambiental.
Não é nenhuma senhora cerimoniosa.
Descobrimos que é uma grande amiga.
Visitamos seus pais, os princípios.
Uma gente séria e agradável.
Fomos, finalmente, onde moram o sonho e o futuro.
A sociedade sustentável, e encontramos a ética, nossa maior aliada na vida e no trabalho.
Voo para o futuro.
In: Muda o mundo, Raimundo.
Rodrigues, Vera Regina (coord.)
W.W.F. e M.M.A., p. 144.
A sociedade contemporânea enfrenta sérios problemas relacionados à sustentabilidade, entretanto para superar alguns desses problemas, projetos e ações devem ser desenvolvidas para promover a melhoria na qualidade de vida, o cuidado com o meio ambiente e a construção de espaços educadores sustentáveis.
Neste sentido, o curso de especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis ofertado pela Universidade Federal de São Paulo, por meio do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica – COMFOR/UNIFESP, vem ao encontro desses anseios ao ampliar o acesso à formação continuada para profissionais da educação básica. Este curso visa contribuir com uma educação contextualizada com a realidade socioambiental; possibilitando o aprimoramento da atuação de professores, técnicos e gestores nos sistemas públicos de ensino; ao formar educadores na identificação de demandas, planejamentos e execução de projetos de educação ambiental. Acreditamos que essa formação contribuirá na potencialização das oportunidades apresentadas por programas nacionais, visando à sustentabilidade socioambiental; ao estimular a constituição de grupos de pesquisa e de ação em educação ambiental e ao incentivar a transformação das escolas em espaços educadores sustentáveis.
A Escola é o melhor ambiente para a promoção de ações educativas para a formação de hábitos alimentares saudáveis na comunidade local e escolar. Desenvolver um currículo inovador para o trabalho pedagógico, que conecte a vida e a aprendizagem ao mundo natural permeado pela cultura da paz, continua sendo um grande desafio para a Educação Ambiental nas escolas de Ensino Fundamental e Médio.
As escolas estão entre os principais contextos sociais em que se desenvolvem os conhecimentos, os comportamentos, os valores e habilidades para a vida. Escolas fornecem um canal eficaz para influenciar de forma benéfica as crianças no momento em que estão formando seus hábitos e atitudes, exercendo um papel fundamental na orientação dos jovens em direção à maturidade. Promover a aprendizagem sobre alimentação, agricultura sustentável e nutrição, resíduos sólidos, consumo consciente, saneamento e outros temas ambientais, contribui para a saúde do indivíduo e para futuras atitudes de cidadania no desenvolvimento sustentável do país. Com seus colaboradores qualificados, poderão espalhar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos pelas crianças, envolvendo as famílias na educação dos seus filhos, podendo também servir como um canal para a participação da comunidade e para intervenções benéficas para o desenvolvimento de Espaços Educadores Sustentáveis.
Este curso faz parte das ações da Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (RENAFOR). A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC) através da Coordenadoria Geral de Educação Ambiental (CGEA/MEC) em parceria com o COMFOR/UNIFESP viabilizou a oferta deste curso no estado de São Paulo com um total de 420 horas, sendo 40h presencial e 380h a distância. O curso foi desenvolvido ao longo de 18 meses e ofertado nos polos dos municípios de Barueri, Diadema, Franca e Guarulhos.
Este livro, de autoria do coletivo, pretende mostrar a dinâmica formativa do curso, que propôs uma ação articulada em três eixos nas escolas, o currículo, a gestão democrática e o espaço físico. Gostaríamos de compartilhar através deste relato as nossas vivências, percepções e os impactos das nossas ações, nas escolas com as nossas crianças, durante o processo de formação. Para isso apresentaremos o relato dividido nas seguintes seções: A Caminhada, Os vários olhares, As sementes: ações inspiradoras e Os frutos: Resumos dos Trabalhos de Conclusão de Curso.
Desejamos que possam sentir as mesmas alegrias e satisfações que nós, cursistas, tutores, professores e coordenadores de polo, sentimos durante a trajetória do nosso curso.
Adriana Regina Braga
Nazareth Junilia de Lima
Romilda Fernández Felisbino
Sarah I. P. M. do Nascimento Alves